terça-feira, 3 de junho de 2014

Guia Achan das Cidades-Sede: Fortaleza

Nesse mundo globalizado contemporâneo, marcado por rapaduras e cangaços, torna-se necessário enumerar as grandes qualidades das 84 cidades, vinte e duas vilas, três lugarejos e um sítio que abrigarão a maior festa do futebol internacional: a copa do mundo mundial de futebol jogado com bola e chutado com o pé ©.

Sítio do Picapau Amarelo: o estádio Visconde de Sabugoça abrigará o primeiro tempo de Irã x Sudão

Na reportagem investigativa de hoje, avaliaremos os defeitos e faltas de qualidade de uma das sedes mais importantes da Copa: Fortaleza, também chamada de Natal dos pobre. Nessa reportagem, você encontrará: 29 esteriótipos, 4 crimes de racismo, vinte alusões a macroencefalia e vários usos aleatórios de numerais cardinais às vezes escritos por extenso, sem razão aparente.


Fortaleza foi fundada em 1484 pelo Raimundo Nonato, professor e jesuíta que desejava um abrigo das horas de vândalos, visigodos, astrogodos, comentaristas do G1 e germânicos que vagavam pelas pradarias da Europa Setentrional. O primeiro nome de Fortaleza foi Dia da Árvore. Em 1874, depois da grande greve dos repentistas, Dia da Árvore passou a se chamar de Tiradentes. Posteriormente, Fortaleza se chamou Dia das Crianças, Hanuka, Kwanza e Dia das Bruxas. Em 1914, depois de exaurir todos os feriados possíveis, o prefeito Lampião renomeou a joia do cangaço com sua alcunha atual.  

Raimundo Nonato, fundador de Fortaleza

Rapidamente, Fortaleza cresceu, atraindo todo tipo de pessoa masoquista que, por algum motivo obscuro, escolheu não ir para Natal, claramente melhor que Fortaleza. Embora sem os atrativos divinais de Natal, Fortaleza rapidamente se desenvolveu, baseada em um modelo econômico da exportação da rapadura e da emulação mal-engendrada de todas as coisas de Natal.


Enquanto Natal tem o Pittsburg, Fortaleza tem o Albuquerque Lanches, estabelecimento que serve sanduíches servidos em sandálias. Enquanto Natal tem o Restaurante Camarões, Fortaleza tem um restaurante gerenciado por camarões. Todas essas iniciativas de copiar Natal tiveram um nível de sucesso que variou do fracasso à vergonha.


Fortaleza, também chamada de não-Natal, no entanto, não carece de atrativos moderadamente toleráveis. A cidade, por exemplo, é a maior produtora mundial de humoristas travestidos do mundo.


Fortaleza também é famosa pela sua culinária típica, baseada em dois princípios: "adicionar rapadura em tudo" e "nada é tão nojento que não possa ser comido".

Cavalo Marinho no Espeto: divide com o "calango gratinado" a honra de prato típico de Fortaleza.

Fortaleza também é lar de restaurantes que consideram como culinária fazer sabores bizarros de pratos tradicionais. 

Sorveteria de 50 sabores: chocolate, creme, tatu, pinha, sapato e dor.

Em síntese, a equipe do bolão maroto deseja boa sorte a todos aqueles que forem obrigados a ir a Fortaleza. No mínimo, podemos dizer que os fortalaissers têm um belo senso de humor irônico.


By Gus

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Rola boatos sobre lá ser a base de treinamento da seleção alemã durante o jogo deles na primeira fase. O melhor do Brasil, em primeira mão para os chucrutes.

      Excluir
  2. Gostei da alusão histórico aos comentaristas do G1, os bárbaros que invadiram o Império Romano porque estavam cansados dos Césares Petralhas que não promoviam alternância no poder. Maior legado desse povo, fora a contribuição na fundação de Fortaleza, foi a invenção de um quitute típico chamado Coxinha

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus palpites, sonhos, desejos, aflições, reclamações, frutstrações, alegrias...

Enfim, tudo o que seu coração verde-amarelo mandar.